Verónica Silva e Tomás Lacerda são os grandes vencedores do Campeonato Nacional de SUP Race Técnico

Foto: DR

Verónica Silva e Tomás Lacerda, atletas juniores do Clube Naval do Funchal, conquistaram o título de campeões nacionais nas categorias de Open Feminino e Open Masculino no Campeonato Nacional de SUP Race Técnico, que decorreu hoje, sábado, 26 de setembro, na Praia de Matosinhos. Esta foi uma prova integrada no cartaz do Porto&Matosinhos Wave Series, organizada pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das Câmaras Municipais de Matosinhos e do Porto e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

A prova decorreu com excelentes condições de mar, com boas ondas para a prática do Race Técnico, tendo-se assistido a um nível competitivo muito elevado, com heats muito disputados e emotivos que proporcionaram um grande espetáculo e demonstraram o elevado nível que esta modalidade já atingiu no nosso país.

“Ainda que com algumas restrições e um formato diferente, baseado num circuito com cerca de 800 metros e sete rondagens, com várias mangas em cada categoria, este campeonato trouxe à Praia de Matosinhos uma competição muito aguerrida e com boas surpresas. Contámos com atletas de 10 clubes de vários pontos do país, que mostraram que o Stand Up Paddle é uma modalidade com grande expressão e em crescimento em Portugal”, afirma Marcelo Martins, da Onda Pura Surf Center.

Na final do Open Masculino, Tomás Lacerda foi a grande surpresa, deixando para trás o atleta com mais títulos a nível nacional, Filipe Meira (do Surf Clube de Sesimbra), e o atleta do Algarve, Diogo Sousa (Albufeira Surf Club), sendo apenas ultrapassado por Leonard Nika (Peniche Surfing Club), atleta internacional que, pela sua nacionalidade italiana, não pontua nesta prova. Já no Open Feminino, a atleta madeirense Verónica Silva conquistou o primeiro lugar, seguida de Leonor Jardim (Centro Treino Mar), em segundo, Angela Fernandes (Surf Clube de Viana), em terceiro, e Cecília Apura (Clube Fluvial Vilacondense), em quarto.

Verónica Silva e Tomás Lacerda conquistaram também os primeiros lugares nas categorias de Sub 18 Feminino e Masculino, respetivamente. Na categoria de Sub 15 foram dois atletas do Centro Treino Mar, da Madeira, que conquistaram a primeira posição: Leonor Jardim em Feminino e Francisco Vilhena, na categoria Masculino. Em Sub 12 o título foi ganho por dois atletas do Clube Fluvial Vilacondense: Mariana Ferreira e Tomás Areias.

Ainda integrado no SUP Challenge Race&Wave, realiza-se amanhã, domingo, 27 de setembro, na Praia Internacional do Porto, o Campeonato Nacional de SUP Wave.

O SUP Challenge Wave&Race, integrado no Porto&Matosinhos Wave Series, é organizado pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e Matosinhos, bem como da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, e com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. O evento conta também com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal, e com os patrocínios da Gold Energy, do Hospital de Santa Maria – Porto, do Edifício Transparente, da Ramirez, da MEO e da Vitalis, e com o apoio do media partner Fuel TV e do surf media partner Surf Total.

Deixe um comentário