Triatlo regressa ao Porto Santo a 14 e 15 de maio

Foto: DR

O Cais da Cidade foi o palco da apresentação do Triatlo do Porto Santo feita na presença do presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista, e do presidente da Associação Regional de Triatlo da Madeira (ARTM), Victor Rodrigues, num evento que teve ontem.

Esta prova terá lugar nos dias 14 e 15 de maio com o I Triatlo Olímpico do Porto Santo, o III Triatlo Sprint do Porto Santo e o VI Triatlo Jovem do Porto Santo, provas do Campeonato Regional de Triatlo da Madeira. O Triatlo é um desporto combinado de resistência, no qual os atletas efetuam um segmento de natação, um de ciclismo e no final um de corrida, com transições pelo meio, e sem paragem do tempo de prova. Trata-se de uma modalidade desportiva recente, com pouco mais de 30 anos de existência. Exige que os atletas sejam completos e equilibrados nos três segmentos, doseando o esforço ao longo da prova.

Victor Rodrigues, presidente da ARTM, destacou a realização, este ano, destas provas no Porto Santo, sendo que as mesmas ´´já não se realizam na ilha dourada desde 2017. Os nossos atletas já se estão a preparar há algum tempo, atletas licenciados que estão inscritos para efetuar estas provas desportivas, na modalidade individual, por estafetas e por equipas”. Ainda afirmou que ”no domingo será feita a festa do Triatlo Jovem, que será composta por 5 competições. Este foi um desejo dos atletas mais jovens, que esperamos dar continuidade”. O presidente da Associação finalizou o seu discurso fazendo um agradecimento à Câmara Municipal pelo apoio na realização desta prova, comprometendo-se a responder com a realização de uma grande festa do desporto.

O presidente da Câmara Municipal, Nuno Batista quis, em primeiro lugar agradecer à ARTM por trazer novamente o Triatlo ao Porto Santo e informou que as duas entidades iriam formalizar a assinatura de um protocolo de cooperação. Destacou o fato de a apresentação ter sido feita no Cais da Cidade, sítio emblemático no Porto Santo e por onde também decorrerá a prova. ”O que pretendemos é que o Porto Santo possa fazer parte de um todo assumindo as suas singularidades. Queremos levar ao mundo a nossa ilha através das imagens e que a questão desportiva seja sustentável, isto é juntar as nossas condições naturais ao desporto, assumindo, desse modo o nosso prémio como Reserva da Biosfera da UNESCO”. No final agradeceu a todos os participantes do Triatlo e apelou a todos os outros para que se inscrevam e convidou a população a assistir a esta grande prova, de modo a lhe acrescentar a dimensão que merece.

Deixe um comentário