A Associação de Taekwondo da Madeira realizou há poucos dias exames de graduação para cinturão negro (1º Dan). Das provas realizadas resultaram, para o Taekwondo madeirense, cinco novos cinturões negros, nomeadamente José Santos, Gonçalo Sousa, Isabel Laranjeiras e Pedro Baltazar, todos do Club Sport Marítimo, e ainda Margarida Ferreira, do CD Unidos da Camacha.
Os exames foram efectuados nos respectivos clubes, tendo os atletas sido avaliados pelo mestre Mário Rodrigues, 4º Dan, e por Guida Gouveia. 2º Dan, ambos com registo na Kukkiwon (sede Mundial do Taekwondo na Coreia) e professores da modalidade na Região.
Neste exigente exame, os atletas tiveram de demonstrar o seu conhecimento técnico adquirido ao longo dos treinos, em diversas vertentes desta arte marcial de origem coreana: Poomsae (formas técnicas), Kyorugui (combate), Hoshinsul (técnicas de defesa pessoal) e Kyokpa (provas de quebra de objectos, nomeadamente tábuas de madeira).
Estas graduações são extremamente importantes para o crescimento do Taekwondo na Região Autónoma da Madeira, e para o desenvolvimento dos atletas madeirenses nesta modalidade olímpica, que mistura uma vertente desportiva com outra de arte marcial pura.