Taça Europeia de Triatlo e do Mundo de Paratriatlo de `grande importância` para Madeira

Foto: DR

Na Taça Europeia, com um limite de 75 atletas, vão estar representados 22 países de dois continentes, enquanto na Taça do Mundo de paratriatlo estão confirmadas 70 presenças de atletas também de 22 países, mas de quatro continentes.

Dos atletas que vão estar na Madeira, vários já foram campeões mundiais, campeões europeus e até um campeão paralímpico, o alemão Martin Schulz, que conquistou o ‘ouro’ nos Jogos Rio2016.

Na competição de triatlo, o maior nome é o do belga Martel Van Riel, quinto no ‘ranking’ olímpico para 2020 e sexto classificado nos Jogos Olímpicos de 2016.

“A Taça da Europa é uma competição de imensa responsabilidade e um evento de alto nível competitivo e a Taça do Mundo é de uma imensa importância e uma prova com grande significado. Isto é uma grande honra para a Madeira”, referiu Victor Rodrigues, presidente da Associação Regional de Triatlo da Madeira (ARTM), que se mostrou “feliz” com a qualidade de atletas que estará presente.

A destacar o paratriatlo, esteve o vice-presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Filipe Rebelo, que quer continuar a ver o desporto adaptado a receber mais atenção.

“É sempre importante a realização destes eventos em Portugal. O desporto adaptado está de parabéns. Nem todos sabem o que é o desporto adaptado, que tem de ser valorizado”, salientou.

João Pedro Vieira, vereador do desporto na Câmara Municipal do Funchal, assinalou a maior ocorrência de eventos internacionais na Madeira e deu importância à “formação” e ao “empenho” que tornaram possível a realização das provas.

Já o diretor regional da Juventude e Desporto, David Gomes, disse que o triatlo tem vindo a ter um “crescimento sustentado” e que é uma “grande honra e privilégio” a Madeira poder organizar as taças, o que significa uma preciosa “promoção turística” para a ilha.

As competições no Funchal irão ficar divididas da seguinte forma: a prova de natação vai ocorrer na zona de São Lázaro, a baixa da cidade e zonas limítrofes vão acolher a vertente do ciclismo e, por fim, a corrida vai decorrer ao longo de toda a frente mar.

A Taça da Europa de triatlo, que decorre a 27 de outubro, terá 750 metros de natação, com uma volta, 20 quilómetros de bicicleta, em três voltas, e 5 quilómetros de corrida, em duas voltas.

A Taça do Mundo de paratriatlo, a 28 de outubro, terá as mesmas distâncias, mas com cinco voltas de bicicleta e três de corrida.

Deixe um comentário