Em partida a contar para a 27.ª jornada da II Liga, o Nacional venceu na manhã deste domingo a Académica de Coimbra, por 3-1, depois de estar a vencer ao intervalo por 1-0.
Na Choupana, os golos foram obtidos por Marco Matias (8’), Bryan Rochéz (55’) e Bruno Gomes (90′), pelos locais, com João Carlos (68’) a marcar o tento visitante, num jogo em que a formação forasteira desperdiçou uma grande penalidade, aos 34 minutos, precisamente por João Carlos, que atirou a bola ao poste. João Carlos que passou a ter 16 golos marcados, sendo o melhor marcador da prova, seguido do nacionalista Bryan Rochéz, agora com 14 golos, mais um que o madeirense Henrique Araújo, que atua no Benfica B.
Tanto para Marco Matias como Bruno Gomes, este foi o terceiro tento na prova, numa partida que marcou o regresso do Nacional aos triunfos, após quatro desafios consecutivos sem vencer – dois empates de duas derrotas –, enquanto a Académica prolongou o jejum de vitórias para seis jogos, com apena sum empate neste período.
O Nacional alinhou com Vagner, Ruben Freitas, Rafael Vieira, Júlio César, José Gomes, Alhassan, Francisco Ramos (Mabrouk Rouai, 82’), Jota I, Marco Matias (Bosic, 90′), Bryan Rochez (Bruno Gomes, 64’) e João Camacho (Rúben Macedo, 82’).
Pela Académia atuaram Mika, João Diogo (João Mário, 84’), Pedro Justiniano, Zé Castro, Fábio Viana, Vasco Gomes (Sodiq Fatais, 84’), Luís Aurélio (Mimito Biai, 65’), João Traquina (Hugo Seco, 65’) Jonathan Toro, Costinha e João Carlos (Fábio Fortes, 70’).
João Afonso, árbitro de Bragança, dirigiu a partida, mostrando o amarelo por seis vezes, aos locais Alhassan e Francisco Ramos, e aos visitantes Pedro Justiniano, Fábio Viana, Vasco Gomes e Costinha.
Na classificação, a equipa de Rui Borges continua no sexto lugar, com 41 pontos, menos 13 que o líder Rio Ave, que atuou já nesta ronda, ganhando por 1-0 em Viseu, ao Académico loca. No segundo posto está o Casa Pia, com 52, que recebe esta tarde o Feirense. O Benfica B que atua hoje no Seixal, ante o Leixões, fecha o pódio com 50 pontos.
Todavia, a equipa encarnada está impedida de lutar pela subida, pelo que o quarto lugar, que dá acesso à liguilha de subida num confronto direto com o 16.º da I Liga, está na posse do Chaves, com mais seis pontos que a formação madeirense, sendo que os flavienses atuam neste domingo na Trofa e podem ainda manter os nove pontos de vantagem, com que entraram nesta ronda.
A Académica, por seu turno, está cada vez mais próxima da descida ao Campeonato de Portugal, transportando a lanterna vermelha, com escassos 15 pontos e já a sete pontos do penúltimo classificado, o Varzim.