Nacional com proposta para eliminar limite mínimo de atletas Sub 23 na II Liga

Foto: Hélder Santos

O Nacional vai apresentar esta segunda-feira uma proposta de eliminação de uma norma dos regulamentos na Assembleia Geral da Liga.

O clube insular considera que a norma do regulamento de competições que obriga os clubes da Liga Ledman Pro a terem um número mínimo de jogadores Sub 23 viola normas, regulamentos e até a própria Constituição Portuguesa.

Segundo o comunicado do Nacional, a «proposta apresentada pelo CD Nacional conclui assim que existe uma clara violação do princípio da liberdade de escolha de profissão», acrescentando ainda que a referida «norma limita a liberdade de contratação dos clubes mas também a liberdade de trabalho do jogador»

Com a certeza de que vai jogar na Liga Ledman Pro (II Liga), o clube alvinegro dá o exemplo de que «se tiver sob contrato 27 jogadores com mais de 23 anos, terá de despedir alguns deles por forma a poder contratar outros com menos de 23. Fica assim configurado um claro caso em que os profissionais de futebol ficam injustificada e ilegalmente cerceados dos seus direitos laborais».

Segundo os responsáveis do clube da Madeira, esta «norma viola não só o princípio da igualdade estipulado na Constituição Portuguesa mas também a livre circulação de trabalhadores previsto nos diversos tratados europeus subscritos pelo Estado português, o CD Nacional, Futebol SAD propõe assim a eliminação dessa alínea do artigo, pondo fim à obrigatoriedade de os clubes da Liga Ledman Pro terem um número mínimo de jogadores Sub 23».

O Clube de Rui Alves termina afirmando de que «tem agora a palavra os clubes, na certeza porém de que o Nacional não irá desistir desta luta até que seja eliminado este artigo».

Deixe um comentário