“Melhor do Mundo” de 2019 vence Trail do Porto Moniz

Foto: DR

A oitava edição do Trail do Porto Moniz, organizado pelo Clube de Montanha do Funchal, teve como “cabeça-de-cartaz” o vencedor do Circuito Mundial de Ultra-Trail® de 2019, o espanhol Pau Capell.

O também vencedor do mítico Ultra-Trail® du Mont Blanc escolheu uma terra que bem conhece como palco de eleição para a pré-época do atleta da The North Face. E na costa norte da Madeira, Paul Capell não deixou os seus créditos por mãos alheias, já que venceu a prova principal do evento, o Trail Ultra, com 48km de extensão.

Pau Capell, que já assumiu que quer vencer o MIUT® deste ano, cumpriu o percurso do Porto Moniz em 5h22m19s e bateu os madeirenses Francisco Freitas (ACD Jardim da Serra) e Flávio Vieira (Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz) que completaram o pódio.

Nos femininos a vencedora veio também de Espanha, Aroa Sio (Land – Hoka One One) que apenas demorou 6h29m30s para completar os 48 km. Em segundo lugar ficou Cátia Fiqueli (Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz) e em terceiro Olívia Sousa (ACD Jardim da Serra).

O Trail Longo, prova com 26km, teve como vencedor Fábio Santos (Clube Naval de São Vicente), seguido de Ricardo Gonçalves (ADRAP) e Luís Barradas (Clube Desportivo Escola de Santana). Nos femininos o triunfo coube a Luísa Freitas (Grupo Desportivo do Estreito), com Carla Leite (Clube de Montanha do Funchal) e Inês Jordão (Monsanto Running Team) a completarem o pódio.

Por fim, no Trail Curto que tinha uma extensão de 12km Américo Caldeira (Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz) repetiu a vitória do ano passado, ficando em segundo lugar António Gonçalves (CCDT Horários do Funchal) e em terceiro Telmo Pão (Clube Desportivo Escola de Santana).

Nas mulheres, Carla Freitas (Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz) bateu Márcia Sumares (Associação Desportiva Amigos do Costume) e Joana Freitas (Associação Desportiva Galomar).

No total, o evento organizado pelo Clube de Montanha do Funchal em parceria com a Câmara Municipal do Porto Moniz, contou com mais de 600 participantes oriundos de várias nacionalidades, que se aventuraram no coração da floresta Laurissilva percorrendo trilhos de “cortar a respiração”, como são os casos da Vereda das Voltas, Terra Chã, Cavaca ou o Lombo Barbinhas, apenas para citar alguns dos pontos mais espetaculares por onde os atletas passaram.

Tendo também em conta as apreciações positivas do ano passado, os percursos foram basicamente iguais, sendo que todas as distâncias eram provas pontuáveis para o Circuito Regional de Trail da AARAM, enquanto qua as duas distâncias principais integraram o Circuito Nacional da ATRP.

O Clube de Montanha do Funchal deixa um especial agradecimento aos patrocinadores, parceiros, voluntários e atletas que, com o seu apoio e presença, contribuíram para o sucesso deste evento.

Deixe um comentário