A 9.ª Edição do Torneio de São Gonçalo, organizada pela Associação de Esgrima da Região Autónoma da Madeira em parceria com o Clube Desportivo 1.º Maio, incluída nas atividades de aniversário do clube, com o apoio da Junta de Freguesia de São Gonçalo, decorreu na Sala de Esgrima Adelino Rodrigues, no passado 29 de abril.
O Torneio abarcou cinco provas: Benjamins B, Benjamins A, Infantis Masculinos, Infantis Femininos e Seniores P (pais de atletas que sendo seniores iniciaram a sua prática federada à menos de duas épocas).
Na Prova de Infantis Masculinos participaram 18 atletas. A final foi disputada pelo Guilherme Freitas (CD 1.º Maio) e José Freitas (CDR Santanense), conquistando o florete de ouro o atleta do norte da ilha por 10-6. Em 3.º lugar ficaram Ricardo Catanho e Rodrigo Pereira, ambos do CD 1.º Maio.
A atleta Cláudia Gomes (CDR Santanense) foi a grande vencedora da prova de Infantis Femininos, tendo batido na final a colega de clube Margarida Andrade, que assim conquistou a prata. Já as atletas Marta Fernandes (ACDSV) e a Sara Mota (CD1.º Maio ficaram com o bronze.
Na prova de Benjamins A sobem ao pódio em 1.º Rodrigo Catanho (CD 1.º Maio), em 2.º Guilherme Freitas (CD 1.º Maio) e em 3.º Pedro Jesus (ACDSV) e Cátia Pacheco (CDR Santanense).
Estiveram também de parabéns pela participação o Joaquim Carvalho (ARCA), Tiago Nascimento (CD 1.º Maio) e Margarida Andrade (CDR Santanense).
Nos Benjamins B, Miguel Barata (CD 1.º Maio) conquistou o florete de ouro, o Diogo Machado (CD 1.º Maio) o de prata e José Andrade (ARCA) e Lourenço Garcês (ARCA) o de bronze.
Participaram também os “mosqueteiros” Mateus Oliveira (ARCA), Marco Nóbrega (CD 1.º Maio) e os atletas mais novos da época, Artur Pires (CD1ºMaio) e Gabriel Barros (CDR Santanense) que apesar de terem apenas 5 anos participam com todo o afinco.
Mais uma vez os pais dos atletas do escalão Sénior, mas com pouco tempo de esgrima Federada tiveram uma prova específica para eles, de onde sai vencedor o Leonardo Pires (CD 1.º Maio) após defrontar, na final, o Marco Freitas (CD 1.º Maio). Sobem também ao pódio, em 3.º posto, Vítor Machado (CD 1.º Maio) e Marisol Plácido (CD 1.º Maio).