Ferran Teixidó e Mityaeva Ekaterina vencem o “Santana Vertical Kilometer” (SVK)

Foto: Paulo Abreu/DR

Ferran Teixidó, atleta de Andorra e especialista neste tipo de prova, foi o grande vencedor do Santana Vertical Kilometer (SVK), prova que integra o Circuito Mundial de Quilómetro Vertical e que faz parte do evento Ultra SkyMarathon Madeira, que decorre neste fim de semana. Destaque para a madeirense Cristina Nascimento (femininos) e Vítor Jesus (masculinos) foram segundos, sendo o maior feito para a primeira, que ficou à frente da neozelandesa Anna Frost, uma das mais ilustres atletas de todo o Mundo nesta modalidade.

A prova decorreu na manhã desta sexta-feira, em Santana, naquela que foi a primeira edição do Santana Vertical Kilometer (SVK), que faz parte do Ultra SkyMarathon Madeira. O percurso foi entre a zona do Vale da Lapa, a uma altitude de cerca de 780 metros, e terminou numa subida bastante técnica e exigente no emblemático denominado de Encumeada Alta (1785 metros). Com o Maciço Montanhoso Central com “fotografia de fundo”, os atletas “deliciaram-se” com soberbas paisagens panorâmicas sobre os picos mais altos da ilha da Madeira.

O vencedor da SVK foi o atleta de Andorra, Ferran Teixidó, um dos mais credenciados atletas desta especialidade, que percorreu a distancia com cerca de 41 minutos. Ainda no pódio masculino ficou o madeirense Vitor Jesus, seguido do atleta continental Romeu Gouveia.

Na competição feminina a vencedora foi a atleta russa Mityaeva Ekaterina, que percorreu a mesma distância em 51 minutos 37 segundos. Em segundo lugar, ficou a já citada atleta madeirense Cristina Nascimento, que deixou a grande candidata Anna Frost, atleta profissional, logo atrás. os vencedores foram consagrados no Hotel Quinta do Furão, em Santana.

Deixe um comentário