Cronologia do União em 2022
DE ‘5 UNIÕES’ RESTAM CF UNIÃO
Do CF União, União 1913, União SAD, CF União II e União da Bola restam dois: CF União, que se vai fazendo representar no futebol de veteranos, e o novel União da Bola, que se prepara para participar na I Divisão Regional.
Com a curiosidade do CF União, o original, ainda ter campo – complexo desportivo no Vale Paraíso – enquanto o União da Bola não ter recinto próprio – consta, inclusive, que não está interessado no ‘Vale Paraíso’ dadas as despesas que o mesmo acarreta.
Assim sendo, em termos de ‘União azul e amarelo’, temos o CF União inscrito nas provas de Veteranos e o União da Bola inscrito na Associação de Futebol da Madeira. Este com o objetivo daqui a três anos estar nas competições nacionais.
NUNO GOMES TREINA ‘UNIÃO DA BOLA’ QUE JÁ TEM 16 ATLETAS
O professor Nuno Gomes foi o escolhido para ser o primeiro treinador do novel ‘União da Bola’, clube em vias de ser constituído e que se apresta para participar no Campeonato da I Divisão do futebol sénior da AFM.
Nuno Gomes tem um longo passado no treino desportivo – Bom Sucesso, Marítimo, Andorinha… e, até, nas cores ‘azul amarelas’ -, abraçando agora este projeto que visa chegar aos campeonatos nacionais dentro de algumas temporadas.
Para já, bem se pode apelidar esta época a de ‘ano -1’ já que representa toda uma estrutura a criar e bases para alcançar esse objetivo maior.
Os treinos do ‘União da Bola’ estão agendados para o Campo do Liceu, três vezes por semana. Na primeira sessão, acontecida segunda-feira passada, apresentaram-se 16 atletas.
C.F. UNIÃO CONTINUA A EXISTIR (SÓ) NOS VETERANOS E… NO VALE PARAÍSO
Um dos 5 ‘Uniões’, no caso o C.F. União, vai participar nas provas de futebol para veteranos que se iniciam em breve – esta noite haverá uma reunião para definir o calendário e o modo de disputa das provas.
Mas o CF União participar nos ‘veteranos’ não é uma novidade já que o faz há vários anos; novidade, sim, reside no facto de ser esta a única equipa representativa de uma entidade que o tribunal mandou liquidar e encerrar… Enquanto isso não sucede, iremos ter, muito provavelmente o CF União na disputa dos veteranos. Ou, quem sabe?, CF União II…
Inclusive com treinos no Vale Paraíso, espaço que não se apresenta nas melhores condições – como mostram as fotos – mas, a bem da verdade, até já esteve bem pior…
Acompanhe o desporto em geral e jogos ao vivo em 22Bet bonus
‘UNIÃO DA BOLA’ INSCRITO NA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA MADEIRA MAS AINDA SEM CORPOS SOCIAIS… TAL COMO ACONTECEU COM O CFU 1913
O novel União da Bola Futebol Clube anunciou que já está filiado na Associação de Futebol da Madeira (AFM), inclusive apresentando o número (6103) correspondente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o que suscitou alguma surpresa nos meios desportivos regionais.
Isto porque, também como é público, o ‘União da Bola’ ainda não tem órgãos sociais eleitos nem sede, regendo-se por uma Comissão Instaladora que, inclusive, já anunciou participação na próxima edição do Campeonato Regional Sénior de Futebol da I Divisão.
No entanto, tal não é nada de propriamente novo pois já havia acontecido assim com o CFU 1913, há dois anos, admitido na AFM mesmo sem corpos sociais eleitos, apenas tendo uma Comissão Instaladora. CFU 1913 que, nessa situação, chegou a competir – uma época, 2020/21, entretanto em 2021/22 já sem presença – e teve, inclusive, uma sede atribuída pela ‘Habitação’ e verba da DRD para arranque da atividade.
Curiosamente, e num paralelo, a Associação Escola de Futebol João Inácio inscreveu-se por essa altura do ‘1913’ com os seus órgãos sociais devidamente eleitos, e com atividade, muita, até ao presente. Mas quando houve uma AG da AFM para aceitação desses dois clubes, o CFU 1913 continuava sem eleições realizadas…
De notar que na origem do União da Bola e do CFU 1913 estão pessoas distintas.
UNIÃO 1, UNIÃO 2, UNIÃO 3, UNIÃO 4, UNIÃO 5 – E ESTÃO TODOS VIVOS!!! UNS MORIBUNDOS, OUTROS RECÉM-NASCIDOS…
Vai uma pessoa descansada de férias durante uma ‘semaninha’, regressa à Santa terra e depara-se com… mais um União!
De facto, veio a público na última terça-feira um comunicado emitido por um grupo de adeptos do União – supõe-se que do CF União – anunciando a criação do ‘União da Bola Futebol Clube’. Que ainda não tem sede mas já quer entrar em competição nesta época 2022/2023, começando pelo ‘telhado’, ou seja, participando na I Divisão de futebol sénior da AFM. Rómulo Coelho foi o porta-voz deste grupo que inclui o antigo jogador Rúben Andrade, mais Hugo Fernandes, Nuno Sousa, André Gonçalves, Nuno Açafrão e Tânia Abreu. Rómulo Coelho foi Administrador Executivo do União SAD, e Presidente-Adjunto do CF União. Ao tempo do presidente Filipe Silva.
Este União da Bola Futebol Clube é a quarta coletividade que surge nos últimos anos como sucessora do ‘velhinho’ CF União, o original, que nasceu em 1913 e… ainda não morreu. É verdade que está moribundo mas ainda detém os chamados ativos imateriais (troféus, sócios, símbolos…) e não está extinto, devendo por último decidir o que fazer ao património imaterial. O derradeiro (e atual) presidente eleito foi Sérgio Nóbrega. Aliás, na pretérita época o CF União esteve representado nas competições de veteranos e nas camadas jovens (juvenis e juniores) da AFM.
E VÃO DOIS (União da Bola Futebol Clube e Clube de Futebol União, o original).
Junte-se outro União, o União SAD. Que está em estado de insolvência mas… não morreu. É verdade que o Tribunal recusou o PER, e que o presidente da Administração, Sérgio Nóbrega, renunciou ao cargo pelo que cabe ao presidente da AG, Estanislau Barros, e aos acionistas da SAD, António Lopes, Somagesconta e o CF União original decidirem eventualmente a eleição de uma nova administração…
E VÃO TRÊS (União da Bola Futebol Clube, Clube de Futebol União e União SAD).
Acrescente-se o CF União 1913. Constituído há dois anos, sob a liderança de Jaime Gouveia, que tem sede (fechada) e recebeu verba para início da atividade por parte da DRD. Atividade que, contudo, durou muito pouco tempo.
E VÃO QUATRO (União da Bola Futebol Clube, Clube de Futebol União, União SAD e CFU 1913).
Mas, como diria o outro, não é 1, não são 2, não são 3, não são 4… são 5. Pelo que temos que juntar o Clube de Futebol União da Madeira II, já anunciado há alguns meses, liderado por Emanuel Alves. E que, desde logo, deu a entender querer assumir a continuidade competitiva do CF União da última época – veteranos e camadas jovens. Já detentor de Número de Contribuinte, o CFU II necessita, agora, da ida ao notário para a validação dos estatutos e eleger uma Comissão Instaladora.
Em tudo isto, onde ‘entra’ a situação do Complexo Desportivo do Vale Paraíso? Ao que se sabe, aguarda-se por uma decisão do Tribunal, já que este decidiu liquidar o estabelecimento, mas por não haver ativos nem meios, assim fica até ver… Sendo que o Governo Regional é o maior credor do CF União pelo que deverá ser esta entidade a decidir o futuro daquele espaço desportivo.
Duarte Azevedo