A Associação de Judo da Região Autónoma da Madeira, realizou ontem, os exames anuais para cinto negro, no dojo da Associação de Judo da RAM, tendo passado a ostentar o novo cinto, cinco jovens atletas, nomeadamente Leonor Gomes, Beatriz Rocha, Fátima Andrade, Marco Vieira e João Costa, todos do Judo Clube da Madeira. Os exames foram compostos pela execução de um kata, seguido de uma série de demonstrações de qualidade técnica, das várias vertentes do judo e de questões teóricas.
A Comissão Associativa de Graduações foi presidida pelo Mestre César Nicola, 5º dan e composta pelos Mestres Eduardo Costa e Ricardo Bastos, ambos 2 º dan.
De referir que no próximo fim de semana, os três elementos avaliadores, passarão a ser os avaliados em exames a decorrer em Lisboa, numa organização da Federação Portuguesa de Judo, sendo pretendentes a graduações superiores.
Em jeito de avaliação, com estas graduações e desde a sua fundação em 1984, a Associação de Judo da Madeira atinge assim os 100 cintos negros, apesar de nem todos estarem no ativo.
O crescimento tem sido claramente exponencial, considerando que entre 1984 e 2000, na Madeira existiam apenas 6 cintos negros e num período semelhante, até 2018 atingimos os 100 cintos negros, numa prova clara de crescimento técnico e qualitativo.