Celebrações do Dia Olímpico na Praça do Povo e Cais do Funchal

ALTAS AVENTURAS - PRODUÇÕES AÉREAS

O ponto alto das celebrações do Dia Olímpico, que celebra o nascimento do olimpismo moderno a nível mundial, será assinalado este ano, no caso português, na cidade do Funchal.

Todos os anos, um pouco por todo o Mundo, são organizadas atividades desportivas culturais e educativas pelos Comités Olímpicos Nacionais. Em Portugal, as celebrações, que se iniciaram a 23 de abril, vão atingir o seu ponto máximo na sexta-feira, 23 de junho, na Praça do Povo e o Cais do Funchal.

Confira em baixo o programa de atividades, que foi preparado pela Direção Regional de Juventude e Desporto, com o apoio do Comité Olímpico de Portugal.

Programa:

9h30: Estafeta com representatividade de 13 modalidades olímpicas e hastear da Bandeira Olímpica (Cais do Funchal);

10h00-13h00: Atividades de modalidades olímpicas: Andebol, Atletismo, Badminton, Canoagem, Equestre, Esgrima, Futebol, Ginástica, Judo, Natação, Ténis de Mesa, Vela e Voleibol.

Durante a tarde, na Escola Dr. Horácio Bento Gouveia, prossegue o programa:

14h30: Simpósio “O Olimpismo”, com a presença do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho; do Diretor Regional de Juventude e Desporto, David Gomes; e do Presidente do COP, José Manuel Constantino;

14h45-15h45: a) Apresentação do Programa do COP “Boa Governação no Desporto”, por João Paulo Almeida;

b) Apresentação do Programa de Educação Olímpica, do COP, por Rita Nunes;

16h15-18h00: Mesa Redonda: “Os Valores Olímpicos na RAM”, com a participação de Jorge Carvalho (Secretário Regional da Educação), José Manuel Constantino (Presidente do COP), João Rodrigues (atleta olímpico) e Carlos León (dirigente olímpico).

O programa encerra com a apresentação do livro do Professor Vítor Morais, “O Campeão do ping-pong, nos Jogos Olímpicos”, no auditório da Empresa de Eletricidade da Madeira, às 18h30.

Deixe um comentário