Caniçal: A paixão pelo futebol e pela sua cultura

O Caniçal é uma vila piscatória, uma localidade pequena com cerca de 3800 mil habitantes, o seu nome deriva da abundância de canas esquias (caniços) que habitavam na zona mais árida da Ilha da Madeira, sendo outrora, um dos instrumentos de referência para a principal atividade socioeconômica desta freguesia: a pesca.

Nos dias de hoje, o Caniçal é a referencia ao nível regional e nacional na prática de caça dos tunídeos, um dos símbolo s gastronômicos da Ilha da Madeira, estando inclusive sedeados os principais armadores regionais, que, além de abastecerem o mercado regional, exportam grande parte para Portugal continental, Europa, Austrália, China, Japão e Venezuela (onde reside um grande contingente de emigrantes madeirenses).

O Clube e a paixão pelo Futebol

O Clube de Futebol Caniçal é um clube regional, fundado em 16 de Setembro de 1981, pertencente a uma localidade na Ilha da Madeira, situada no oceano Atlântico no território Português. O Clube foi fundado nesta pequena freguesia, o Caniçal, localidade que fica numa das pontas da ilha, pertencente ao Concelho de Machico, terra esta onde os descobridores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira atracaram entre 1418 e 1420.
O Caniçal é uma vila muito pequena, onde as suas gentes desde sempre estiveram ligadas ao mar. A pesca continua a ser hoje uma das principais atividades desta localidade, aliás, esta pequena vila pescatória foi um dos últimos portos baleeiros do sul da Europa, quando a caça às baleias era permitida, mas que depois fruto de um tratado internacional, foi proibida na Europa e um pouco por todo o mundo. Aqui pescou-se baleias mas principalmente muitos cachalotes, e a maioria das famílias desta localidade dependia deste setor para a sua subsistência.

Fruto da sua história e das suas gentes, ambiciosas, trabalhadoras, o Caniçal levou um pouco disso para o seu Clube de Futebol, onde tem uma massa adepta muito fervorosa e que apoia o seu clube como poucos. O Futebol a par da pesca são as duas grandes paixões deste povo, muito humilde mas ao mesmo tempo ambicioso.

O Clube de Futebol Caniçal foi fundado em 16 de Setembro de 1981 por algumas das figuras mais importantes da altura da localidade, pela mão de Duarte Moniz, Ivo dos Santos Velosa e Manuel Carlos Melim. O Clube deu um salto quantitativo no que aos resultados desportivos diz respeito, quando foi criado no novo estádio que foi constrido um pouco acima da sua vila, mas que trouxe maiores condições quer para os seus adeptos quer para os praticantes.
Deixamos alguns dados mais relevantes da sua história desportiva ao nivel dos resultados, em 1996/97 o clube sagrou-se campeão regional da 1ª Divisão e ascendeu aos campeonatos nacionais, tendo no entanto uma passagem fugaz na medida em que voltou a cair aos regionais na época seguinte.
Alguns anos mais tarde,  Clube de Futebol Caniçal mais precisamente na época de 2004/2005 conseguiu o título de campeão regional da 1ª Divisão regional, conseguindo subir à III Divisão, conseguindo manter-se por duas temporadas neste escalão. Na temporada seguinte sagrou-se campeão e ascende à II Divisão fazendo a sua estreia neste escalão.
A partir de 2008 e fruto de muitas mudanças governativas onde os apoios começaram a diminuir consideravelmente, todos os clubes da Madeira tiveram que optar por dedicar-se mais à formação e aos escalões mais jovem do que às suas equipas principais de futebol. Hoje a maioria dos clubes do Arquipélago não tem condições para almejar competir em em escalões nacionais. Somente Marítimo e Nacional continuam no futebol profissional.

Poderá acompanhar todo o desporto e até fazer as suas apostas em 20Bet login. É uma das empresas que mais cresce na atualidade.

O Turismo cresce
O Caniçal nos dias de hoje é cada vez mais uma localidade convidativa para o turismo, tem por exemplo além das várias praias e de miradouros extraordinários seja virados para norte ou para sul, tem na Ponta de São Lourenço um dos seus pontos turísticos mais desejados por quem visita a ilha da Madeira. A Ponta de São Lourenço é um percurso que se faz a pé, sem grandes dificuldades e que diariamente leva milhares de turistas até ao Caniçal.

E para se perceber um pouco quem é o Caniçal e suas gentes, deixamos uma música feita por Júlio Nunes.
Tem farol
Praia de areia
Igreja nova e
Museu da baleia

Ref.: a minha terra é o caniçal
Dela sempre vou gostar
Ela é tão pequena
E fica á beira mar

A juventude sempre no ar
Uns na discoteca e
E outros para o mar

A minha terra é o caniçal
Dela sempre vou gostar
Ela é tão pequena
E fica á beira mar.

Deixe um comentário