Aventura de Francisco Abreu com a Peugeot no ‘TCR Europa’ arranca hoje

Foto: DR

Arrancou oficialmente a temporada de 2018 do ‘TCR Europe Touring Car Series’, categoria em que o piloto Francisco Abreu se apresenta com estatuto de piloto oficial da Peugeot Portugal.

Aos comandos de um Peugeot 308TCR, com preparação da Sports & You, o piloto, que é o rosto deste novo projeto da competição nacional além-fronteiras, aborda este primeiro evento no circuito francês de Le Castellet, palco da primeira das sete jornadas duplas do presente ano.

Ostentando os ceptros de Campeão Ibérico do TCR 2017, de Vice-Campeão Nacional de Velocidade TCR em 2016 e 2017 e Campeão Nacional de Velocidade em 2015, Francisco Abreu está, neste momento, no circuito de Paul Ricard/Le Castellet (França), onde irá medir forças com os seus adversários ao título de 2018 do ‘TCR Europe Touring Car Series’, vulgo ‘TCR Europa’.

É aos comandos do novo Peugeot 308TCR, o mais recente produto da divisão de Competição Cliente da Peugeot Sport, inscrito e preparado pela Sports & You, distribuidor oficial da Peugeot Sport para Portugal e Espanha, que o piloto madeirense aborda esta primeira dupla jornada do ano, num programa que integra a sessão de Qualificação e a Corrida 1 na tarde de sábado e a Corrida 2 no domingo, para além das sessões de treinos livres de hoje (sexta-feira).

Num projeto que conta, entre outros, com o apoio da Peugeot Portugal, Francisco Abreu antecipa, assim, esta primeira prova do ano: “Para já, está tudo a correr bem, sendo certo que, para mim, é tudo praticamente uma descoberta, mas também é isso que me motiva, sabendo que há muito para aprender. Na equipa, estamos todos a adaptarmo-nos ao novo mundo que temos pela frente, começando em nós próprios – na forma como trabalhos em conjunto na pista – e terminando no carro, sem, de forma alguma, menosprezar o próprio circuito, que é também uma descoberta para mim. Temos a motivação e o empenho para, em conjunto, aprendermos o mais possível neste início de temporada, recolhendo ensinamentos e experiências que, certamente, serão úteis ao longo do campeonato. Pela minha parte, tenho um bom ‘feeling’ do Peugeot 308TCR, sinto confiança no carro, o que já é um bom começo! O circuito é muito interessante e as condições são muito boas, mas há sempre que contar com os imprevistos.”

Responsável pela estrutura técnica da Sports & You que o inscreve neste ‘TCR Europa’, José Pedro Fontes acrescenta: “São elevadas as expetativas em redor do Francisco Abreu aos comandos do novo Peugeot 308TCR. Como piloto que tem construído a sua carreira na velocidade e que conta com um bom traquejo técnico nesta categoria, não há quaisquer dúvidas da sua experiência e paixão para com o automobilismo. Considerando todos os elementos que são novidade, entre piloto, máquina, concorrência e o próprio ambiente deste Europeu, iremos ver como decorre este primeiro dia de treinos e, em função dos desenvolvimentos que se registarem, iremos preparar as duas corridas”.

Em termos de preparação do novo Peugeot 308TCR, José Pedro Fontes refere: “Estamos preparados para os desafios e exigências que este tipo de provas colocam aos carros. Temos, obviamente, que contar com os imprevistos, mas é para isso mesmo que tentamos aproveitar da melhor forma as sessões de treinos. Pela nossa parte, sabemos que contamos com uma excelente base de trabalho, que é o Peugeot 308TCR, e que as evoluções serão sempre possíveis dentro do que estiver ao nosso alcance. Esta tarde, por exemplo, devido às alterações meteorológicas, tivemos de alterar substancialmente as afinações e o ‘set-up’ do carro para obtermos o melhor rendimento possível à chuva. O 308 TCR é um carro bem preparado de fábrica e tem soluções modernas e eficazes, com as quais se obtêm respostas relativamente rápidas. É um carro versátil em termos de preparação para as diversas situações, mas, como sempre, o ‘feedback’ do piloto é decisivo para ter o carro no melhor rendimento possível. Sabemos que, também nesse sentido, podemos contar totalmente com o Francisco Abreu”.

Deixe um comentário