Um recorde de participantes (275 atletas) e um enorme sucesso desportivo e social.
Foi desta forma que a XX Edição do São Roque – Pico dos Barcelos – São Roque, que decorreu na manhã deste domingo, foi caracterizada pelas várias entidades que estiveram nesta freguesia do Funchal.
“As minhas primeiras palavras são de agradecimento para todos os atletas participantes”, começou por dizer o presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Pedro Gomes, que organizou esta histórica prova do calendário regional, em conjunto com a Associação de Atletismo da Madeira. “Batemos o recorde de participantes, com 275 atletas a darem um colorido especial à freguesia”, acrescentou o autarca, explicando que em 2018 a prova mobilizou 188 atletas.
Manuel Fernandes, nos masculinos, e Cátia Santos, nos femininos, ambos do Grupo Desportivo do Estreito, foram os vencedores absolutos da São Roque – Pico dos Barcelos – São Roque deste ano, cujo percurso principal (10,5 quilómetros) levou os atletas a saírem da Praceta do Encontro em São Roque, percorreram a Estrada Camacho de Freitas até ao Pico dos Barcelos, virando e fazendo o percurso inverso para terminar no mesmo local da partida.
A prova, que Policarpo Gouveia, presidente da Associação de Atletismo da Madeira (AAM), diz já ser uma “clássica da modalidade”, teve percursos mais pequenos para os benjamins (500 metros) e infantis (1.200 metros). No primeiro, venceram Martim Fernandes (rapazes) e Catarina Fernandes (raparigas), e nos infantis a vitória foi para Sara Amaral e Nuno Coelho.
“É uma das provas mais antigas da região, com um percurso grande o que demonstra que o pelotão do ‘Madeira a Correr’ está bem preparado e gosta destas provas mais longas”, disse Policarpo Gouveia, mostrando-se satisfeito por existirem cada vez mais pessoas na estrada a correr. “Em termos proporcionais, a Madeira tem participantes do que em qualquer região do país.”
Elogios também do diretor regional de Desporto, David Gomes. “Quero felicitar a Junta de Freguesia de São Roque e a Associação de Atletismo da Madeira, por mais esta grande prova, que é também uma grande promoção do desporto na região”, adiantou, sublinhando a elevada participação social, que acaba por tornar a prova muito mais do que uma competição oficial. “É uma festa”, resumiu, destacando a importância de a edição deste ano ter contado com atletas benjamins. “É um passo importante para incutir desde cedo os valores da prática física e desportiva nos jovens.”
Já Pedro Gomes, falou também do impacto positivo que a prova tem em termos de promoção e divulgação de São Roque. “Quando acabou a competição, atletas e acompanhantes espalharam-se pela freguesia, num claro benefício para a economia local”, disse, agradecendo a AAM todo o apoio na organização e no reconhecimento do trabalho da Junta de Freguesia.
“A edição do ano passado da São Roque – Pico dos Barcelos – São Roque, foi considerada a melhor prova do calendário do Madeira a Correr”, explicou, dizendo que a Junta está já a trabalhar para que a edição de 2020 volte a bater recordes e a exceder as expectativas.